09 maio, 2011

Mr. Brain


Mr. Brain gira em torno do excêntrico neurocientista Tsukumo e sua chegada ao Instituto Nacional de Ciência Policial (IPS) que é um centro com tecnologias avançadíssimas e com cientistas de ponta que trabalha em conjunto com a polícia para resolver crimes. No entanto, Tsukumo não se contenta em ficar só no laboratório e sai à campo para investigar, e com seu vasto conhecimento sobre o cérebro e comportamento humano, juntamente com seu grande poder dedutivo acaba resolvendo diversos casos complicados. No inicio ele é rejeitado pelos colegas cientistas que acham que seu trabalho é somente no laboratório e tb pelos detetives que se sentem incomodados com sua intromissão. Mas obviamente, ele vai pouco à pouco conquistando o respeito de todos e despertando o amor pela investigação naqueles cientistas paradões.
Tsukumo é figuraça e apesar de ser extremamente inteligente ele não consegue captar bem os sentimentos alheios o que causa situações divertidas, principalmente entre ele e a Yuri, que é sua assistente sonsa e que está lá basicamente para ser escrotizada e usada como cobaia por ele.
Temos tb a dupla de detetives atrapalhados formada pelo Kanda, um baixinho invocado que no começo não vai com a cara do Tsukumo, e seu parceiro Hayashida, um detetive cagalhão e burrinho que tem medo de arma de fogo e só faz merda. Ele é interpretado pelo péssimo Mizushima Hiro que só sabe fazer careta o tempo inteiro... pelo menos ele e suas caretas ficam aceitáveis nesse tipo de papel de policial trapalhão que fica tropeçando pra todo lado.

Kanda, o baixinho invocado e Hayashida, o detetive cagalhão. XD

Confesso que não fui conquistada pelo primeiro episódio (que é bem longo, tem uma hora e meia de duração), mas mais pra frente fui curtindo os casos que foram ficando bem mais interessantes e fora que acabei me apegando aos personagens. Acontece que o Kimura Takuya é extremamente carismático e mais ainda para papéis engraçadinhos como esse! Não consigo não gostar dele! ^^
O dorama tb é bem didático e o Tsukumo sempre dá muitas lições e explicações (que não faço a mínima ideia se tem algum embasamento XD) sobre o cérebro humano. E isso sempre é mostrado em uma versão anime/SD muito bonitinho.
Agora, uma coisa que não me agradou tanto, é que eles meteram no meio essa super tecnologia avançadíssima fictícia que no fim acaba tornando plausível qualquer recurso que usassem... Tipo, eles tiram DNA do sangue que havia espirrado numa parede 3 anos atrás! A parece fica num local público, foi lavada e mesmo assim, depois de 3 anos eles tiram DNA de lá!!! Fora que tiram digitais de pano e da pele da vítima!! ¬¬'
Sei lá, acho esse tipo de coisa meio besta. Sou mais fã de doramas investigativos que contam quase que exclusivamente com o poder de dedução do grande detetive. Talvez por isso eu não tenha achado esse dorama todo tão maravilhoso como tanta gente por aí acha.

Kimura Takuya é um poço de carisma. Não tem como não amar.

Vi gente comparando com The Mentalist, e eu acho que não tem muito a ver, no entanto, o Tsukumo lembra um pouco o Patrick Jane nos trejeitos e talvez um pouco na vestimenta (usa colete, oh yeah XD), com aquela pose de "não me importo", lembra tb pelo fato de ser muito medroso num momento de perigo e tb por ele inventar encenações para desmascarar o bandido. Mas fora isso não vi muita coisa.
Estive matutando e achei que o conceito me lembrou um tiquinho tb de um outro seriado americano que estou vendo chamado Body of Proof (na verdade BoP que lembra Mr. Brain pois o dorama veio primeiro). Em Body of Proof temos uma ex-neurocirurgiã que agora trabalha como legista e não se contenta em ficar no laboratório, assim ela sai para investigar os crimes e acaba os resolvendo antes dos detetives que à principio não vão com a cara dela, mas depois passam a colaborar. Fora que ela tb acaba influenciando seus colegas de trabalho e eles tb passam a tomar gosto pela investigação, assim como acontece em Mr. Brain. As semelhanças param por aí, mas não pude deixar de fazer essa associação.

Tchurma do laboratório. Eles fazem milagres com a super tecnologia!!

Nota-se que Mr. Brain teve muito investimento na produção. Tem muitos efeitos (que nem são tão ótimos assim, sinceramente os efeitos especiais de SPEC são melhores), locações diversas e um número absurdo de participações de atores famosos. Temos participações, por exemplo, de Nakama Yukie, Aibu Saki, Gackt (que não convence nada, pelo amor, exagerado demais!), Koyuki, Kamenashi Kazuya, Sato Takeru entre outros. Mas não dá para esperar menos de um dorama protagonizado pelo Takuya.

Enfim, Mr. Brain é um dorama interessante, divertido e com uma boa dose de humor mas não achei tão magnífico nem inovador como dizem... mas fico esperando pela segunda temporada, ou pelo especial ou pelo filme. Alguma coisa tem que ter pois o final fica beeeem aberto e algumas coisas mal resolvidas. Não é possível que não façam continuação... se bem que já se passaram 2 anos e até agora nada. Mas esperemos. ^^

3 comentários:

Esther disse...

Oi Lina teve um episódio do shoujocast que você falou que queria ver um manga ou anime que tivesse uma investigadora. Pois eu achei um bem legal é o
Gosik, ele se passa em um passado europeu ficticio/auternativo e a personagem tem um verdadeiro dom de dedução. Lembrei disso por causa deste post e espero que goste.

lina inverse disse...

Puxa, obrigada pela dica! Vou procurar por esse mangá. ^__^

Tabby Kink disse...

Seus textos sempre me fazem rir, Lina! Eu também acho o Mizushima péssimo! Até hoje não me animei pra ver Mei-chan por causa dele. A impressão deixada em Zettai Kareshi foi traumática.
Nunca vi nenhum dorama com o Kimura Takuya, e como os doramas dele geralmente tem audiência elevada, preciso ver algum. Gosto dessas histórias de investigação, sempre vejo séries como SVU e Criminal minds, mas realmente não sei se dá pra tirar impressão digital do corpo humano! XD
Mais um pra lista! Agora só falta melhor a conexão por aqui....

Postar um comentário