22 janeiro, 2009

Kekkon Dekinai Otoko


Não imaginam como eu gostei de Kekkon Dekinai Otoko (O homem que não pode se casar)! É interessante, depois de ver doramas sobre mulheres na casa dos 30 que ainda não se casaram, ver um dorama sobre um solteirão de 40 anos.
Shinsuke Kuwano é um cara de 40 anos, arquiteto de sucesso, tem muita grana e um apartamento maravilhoso. Porém, ele é péssimo em se relacionar com as pessoas, é extremamente insensível, perfeccionista, arrogante e orgulhoso. Provavelmente ele nunca foi bom em questão de relacionamento, mas é certo que depois de tantos anos na solidão (que ele mesmo escolheu) isso se agravou, ele se tornou um cara estranho, que anda esquisito, mal humorado e que afasta qualquer um só de olhar na cara, fora que não consegue expressar de maneira nenhuma seus sentimentos pelas pessoas que gosta. Mas ele (acha que) não se importa e gosta muito de ser sozinho. Até que certo dia ele passa mal e sua jovem vizinha, com quem ele nunca tinha conversado, acaba levando-o até o hospital. Lá ele conhece a Dr. Natsumi que é uma fofa. Ela começa a pegar no pé do Kuwano para que ele se alimente melhor, e apartir daí, sem que ele queira, ela entra em sua vida e acaba mudando tudo. Toda vez que se encontram, eles acabam se alfinetando e trocando insultos, pois o Kuwano não consegue se relacionar com quem gosta sem ser antipático. Mas por causa da intromissão (e insistência) dela, ele acaba gradualmente melhorando o seu relacionamento com todos ao redor.
Kekkon Dekinai Otoko é tão simpático simplesmente porque não sugere uma transformação completa no Kuwano. Ele vai continuar arrogante, orgulhoso, um tanto mal humorado, introvertido e vai continuar gostando de ter momentos de solidão, porém ele percebe como é bom ter a compania de quem se gosta, e aprende a dar valor aos sentimentos de quem se importa com ele, seja a mulher por quem ele se apaixona, seja a companheira de trabalho, o amigo, a vizinha cabeça oca (e seu cachorro), sua mãe.
 

O Ken-chan amolece até o mais duro dos corações! XD

É interessante tb perceber a diferença de visão que a sociedade tem em relação a solteirisse feminina e masculina. Apesar de todo mundo chatear e ficar no pé do Kuwano para que ele se case, está claro para todos que ele não se casou até hj por opção. E aos 40 anos ele continua sendo um ótimo partido. Já a Dr. Natsumi, tem mais 35 anos e não se casou por colocar a profissão em primeiro plano, porém, diferente dele, é vista como alguém que não se casou por inaptidão e já perdeu toda e qualquer chance casamento, praticamente sendo anulada como mulher. Fica óbvio a visão machista e arcaica da sociedade (e não apenas da asiática), em que o objetivo principal da mulher deve ser o casamento. Aliás pode-se dizer que é por causa do modelo patético de casamento que a sociedade patriarcal impõe que o Kuwano se tornou tão averso a ele. Na sociedade japonesa (na nossa tb, mas lá isso é bem mais acentuado), o casamento em grande parte é por conveniência: a mulher vai ganhar um provedor e o homem vai ganhar um segunda mãe e empregada doméstica que vai mima-lo e trata-lo ao mesmo tempo como criança e como chefe. Outro ponto desse modelo imposto de casamento, é a morte do indivíduo. Por algum motivo as pessoas acham que um casal deve se tornar uma só pessoa: gostar das mesmas coisas, fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, ter os mesmos amigos... Para a mulher isso é aceito até que com certa tranquilidade, pois desde o nascimento as meninas são desencorajadas a desenvolverem a individualidade. Já para os homens isso é muito mais difícil, e para alguém como o Kuwano que é excêntrico, perfeccionista e reservado se torna realmente quase impossível. Quando as pessoas intrometidas dizem a ele que deve se casar pois precisa de uma mulher para cuidar dele e da casa, logicamente Kuwano se ofende pois não é criança e se precisasse de alguém para lavar e limpar ele pagaria uma faxineira.
Aí é que fica mais simpático o relacionamento dele com a Dr. Natsumi. Apesar deles serem completamente diferentes ao mesmo tempo são perfeitos um para outro, pois ele não precisa de uma esposa para fazer papel de segunda mãe e de empregada doméstica, e ela não precisa de um marido para que seja seu provedor ou protetor. Eles precisam um do outro simplesmente pela questão afetiva.
 
Site do Kaneda  =D

Outra coisa muito legal é a "relação" dele com o Kaneda. Por conta da falta de vida própria, Kuwano entra todo dia no blog do Kaneda, que é um playboy e tb arquiteto. Eles frequentam diariamente o mesmo bar, e mesmo nunca tendo conversado, o Kuwano desenvolveu grande desafeto (grande parte por inveja) pelo Kaneda, simplesmente pelo que vê no blog. Adorei o desfecho entre eles! ^^
Aliás, amei demais o final e achei lindo o último episódio! Não poderia ser mais perfeito.
Kekkon Dekinai Otoko mostra que a individualidade não é ruim e é um direito. Já a solidão e o isolamento, isso é muito triste.
Confesso que fiquei com o coração apertado...

0 comentários:

Postar um comentário