28 julho, 2011

Aberturas (ou encerramentos) marcantes de doramas #01

Noto que ultimamente grande parte dos doramas que tenho assistido não têm abertura nem encerramento. Costuma aparecer o nome do dorama com uma musiquinha no começo e no fim a música tema toca enquanto ainda está rolando dorama e os créditos passam embaixo... Acho isso realmente muito chato! As aberturas são importantes pra mim, não só de doramas como de seriados, animes etc, pois criam uma identificação. Por exemplo, às vezes o dorama nem é lá grande coisa, esquecível até, mas a abertura ou encerramento se for boa, com uma música legal, acaba ficando marcada na mémoria.
Até lembro que muitos anos atrás eu tinha fitas VHS com aberturas de anime... agora, podemos sempre recordar delas no youtube. Pra mim, quanto mais videoclípica a abertura/encerramento, mais legal fica!
Por isso, pra relembrar essas ótimas aberturas que me marcaram e pra apresentá-las a quem não conhece, resolvi fazer esse post. Na verdade espero fazer disso uma série de posts. Colocarei o video e um breve comentário sobre o dorama a que ele pertence.

Hoje começo com quatro aberturas/encerramentos que me vem rapidamente a cabeça quando penso nisso. São algumas de minhas favoritas ever, tanto no quesito música quando vídeo.

Ryomaden - Abertura


Uma das mais belas aberturas de dorama, na minha humilde opinião. Ryomaden é o Taiga Drama da NHK de 2010. Pra quem não sabe, Taiga Drama é dorama histórico, eles duram o ano todo e tem geralmente de 48 a 50 episódios. Ryomaden conta a vida de Sakamoto Ryoma, famosa figura histórica japonesa do século XIX. É uma produção belíssima e muito caprichada. Ainda estou no episódio 15, pois estava esperando pra que ele estivesse inteiramente legendado para continuar vendo (e até hoje ainda não está acabado) e amei até onde vi.
A trilha sonora é excelente e a música de abertura muito emocionante, que sempre me deixa arrepiada. É uma abertura muito longa, com 2:45 de duração, mas sempre a vejo inteira, nunca acelero o vídeo.

============

Rondo - Abertura


Taí um caso de dorama que meio que apagou da minha memória, mas a abertura continua intacta! Não é que eu tenha achado um dorama ruim, lembro que até gostei na época, mas é que vi já faz muito tempo (foi um do meus primeiros doramas) e por isso acabou apagando da minha memória grande parte do enredo.
A história fala de um homem cujo pai foi morto na Coreia quando ele ainda era um menino. Ele cresce e se torna um polícial, e na esperança de descobrir a verdade por trás da morte do pai, ele trabalha disfarçado numa organização criminosa. Certo dia, ele conhece uma mulher coreana que foi para o Japão com a irmã à fim de buscar pelo pai desaparecido. Eles se apaixonam, mas uma série de acontecimentos referentes ao passado de ambos e também à essa organização criminosa acaba dificultanto a vida os dois. Não me lembro mais direito de muita coisa, só sei que tem várias reviravoltas e plot twists! XD
A abertura é bem videoclípica e mostra bem a diferença e a distância entre os protagonistas, sempre separados, com roupas de cores opostas e a câmera sempre se afastando, tudo ao som da lindíssima música "I Believe", da Ayaka. Outra abertura que sempre assisti inteira. ^^

============

Bambino! - Abertura


Bambino é um dorama muito simpático que mostra a epopeia de um jovem que vai pra Tóquio para tentar realizar seu sonho de se tornar um grande Chefe da culinária italiana. É aquele tipo de dorama motivacional e de superação que os japoneses tanto adoram (e eu também XD). É protagonizado pelo Jun Matsumoto e como não poderia deixar de ser, a música de abertura é do Arashi e se chama "We Can Make It". Nesse caso a música é especialmente ótima, pois se olharmos a letra, vemos que tem absolutamente tudo a ver com o tema de busca pelo sonho. A abertura é muito legal, cheia de câmera lenta, coisa que eu adoro. =P

============

Gold - Encerramento


Fala de uma mulher cujo irmão era uma atleta promissor e que tinha o sonho de ganhar a medalha de ouro pelo Japão, no entanto, ele morre num acidente. Para conseguir realizar o sonho de seu irmão, ela se casa e tem 4 filhos com uma atleta medalhista (tudo isso para que eles tivessem os "genes" certos). Depois ela larga do marido e se dedica na criação e treinamento de seus filhos com disciplina espartana para que se tornem atletas vencedores nas Olímpiadas de 2012. Ela escreve livros sobre seu método de educação e se torna uma celebridade, no entanto, conforme os filhos vão crescendo e se rebelando, ela percebe que a coisa não é assim tão "by the book" quanto ela pensava.
Outro dorama que ainda não foi completamente traduzido, mas achei muito interessante até onde assisti. O encerramento é emocionante, principalmente devido a música da Superfly, chamada "Wildflower".

E então, quais aberturas/encerramentos de doramas são os mais marcantes pra vocês? Digam aí nos comentários! =D

5 comentários:

barthkoch disse...

Oi, Lina! Escrevi um post enorme falando sobre as aberturas e encerramentos de doramas que considero mais marcantes. Mas nas 2x em que fui postar, deu erro... u__u
Então, resumindo, das aberturas, as que mais me marcaram foram Last Friends, 14 Sai no Haha e Densha Otoko. E dos encerramentos foram sem dúvida Proposal Daisakusen e Densha Otoko de novo. E olha que não sou muito fã de Densha Otoko, não...
Kissu!

lina inverse disse...

Olá!
Desses que vc citou eu só assisti Densha Otoko, e tb adoro o encerramento, que aliás, estará num post futuro dessa série de favoritos. Essas outras aberturas que vc citou, vou procurar por elas no youtube pra dar uma olhadinha.

beijão e obrigada pelo comentário! ^___^

Esther disse...

Gosto da abertura de Hana Yori Dango, a música é legal e eles aparecem interagindo uns com os outros. Gosto da música de abertura de Hana kimi mas quando vi pelo youtube não tinha uma grande abertura era só a música mesmo muito rápido ainda por cima. Minha irmã gosta do encerramento de Otomen porque 'conta uma historinha'.

lina inverse disse...

Esther
Tb gosto muito a apresentação de Hanadan, ela estará num post futuro.

Esther, vc é a mesma Esther que ganhou o poster de Orgulho e Preconceito do Shoujocast? Vc já recebeu ele? Te mandei um email e não tive resposta. ;____;

Esther disse...

Sou eu mesma, mas ainda estou esperando pelo correio(planejei te mandar um e-mail assim que chegasse). Acho que talvez chegue hoje.

Postar um comentário