28 março, 2011

Keizoku


Keizoku é o dorama antecessor de Keizoku 2: SPEC. Nessa série acompanhamos a chegada da brilhante e inteligentíssima Shibata Jun, recém-formada na Todai, ao seu trabalho temporário de 3 meses na divisão da polícia que cuida de casos não resolvidos (depois desse tempo, por ser uma oficial de carreira com diploma, ela deverá se tornar chefe em alguma outra repartição.). Para lá vão os casos sem solução que ficam arquivados até que alguém venha pedir para que sejam reabertos, sendo assim o pessoal de lá não faz praticamente nada o dia todo. Nesse departamentem trabalham o Chefe (que é o mesmo de SPEC), um policial nanico e um altão que não fazem nada e tb o Mayama que é o parceiro da Shibata nas investigações.
Em praticamente todos os episódios eles atendem pedidos de ajuda para envestigar casos em muitas vezes estranhos e aparentemente sobrenaturais mas que são desmascarados pelo brilhante poder dedutivo da Shibata. Vários desses casos poderiam estar tranquilamente em Trick! Fiquei até com saudade vendo aqueles crimes feitos de maneira engenhosa para que pareçam fenômenos sobrenaturais, só que em Trick os criminosos levam até as últimas consequências essa dedicação com métodos extremamente trabalhosos hahahaha XD.

Toda a tchurma!

O criminoso em si é geralmente muito óbvio, logo de cara vc saca quem é, mas a graça de tudo é descobrir pouco a pouco como foi que o crime foi feito, e é aí que está o mistério.
Mas logicamente Keizoku não é tão engraçado quanto Trick, e até vai ficando mais engraçaralho em alguns episódios mas não chega a tanto, provavelmente porque a proposta não era essa mesmo.
Assim como em SPEC temos um vilão principal (que lembra muito em vários aspectos o de SPEC, diga-se de passagem) que foi responsável por uma tragédia passada na vida do Mayama, mas a diferença é que os crimes que eles investigam não estão todos interligados com esse vilão. Só lá pro final que eles entram de vez na investigação do jogo doentio que o cara está fazendo. A história até tem alguma reviravolta mas não é tão bem construída quanto a de SPEC.

Dupla Mayama e Shibata. Fofos, mas não ficam no topo da minha lista.

Nossa dupla principal é Shibata e Mayama, e pra mim eles ficam bem abaixo de Sebumi e Toma. Meu problema é com a Shibata. Ela é super inteligente, esquisitinha, disfuncional, um tanto inocente em vários sentidos e não é lá muito chegada em banho... até aí tudo bem, mas o que me irritava era aquele jeito de falar sempre baixinho e muito educadamente, sempre arregalando o olho, fazendo carinha de menina infantil e virginal e ainda por cima sendo supersticiosa e falando o tempo todo em encontrar o homem de sua vida. Só Deus sabe como odeio personagens desse tipo!! Por isso eu tinha sentimentos ambivalentes em relação a ela... tinha hora que eu a achava divertida e tinha momentos que dava vontade de tacar a cabeça dela na parede! Eu prefiro um milhão de vezes personagens estilo Yamada e Toma que são mal-educadas, geniosas, sem papas na língua e osso duro de roer! XD
Do Mayama eu gostei bastante, com aquele jeito de "tô pouco me lixando" e esquentadinho dele. Adorava quando ele dava esporro nos criminosos que ficavam se fazendo de vítima no final! Só achei que a relação dos dois não me pareceu se desenvolver gradualmente como no caso Sebumi e Toma... pareceu algo que ficou mais pro final. E mesmo assim, pelo o que dá pra entender, eles acabam tendo uma resolução, coisa que outros casais de doramas desse tipo não costumam ter.
E temos tb o Chefe, que é o mesmo de SPEC e só tá lá pra fazer graça. Agora eu entendi a piada da namoradinha dele, a Miyabi-chan. Em Keizoku ele namora uma colegial tb chamada Miyabi que nunca tem o rosto mostrado (igual a babá do Muppet Babies XD). Todo começo de episódio mostra eles dois no apartamento dela e eu não entendi nada disso pois essas partes estavam sem legendas. >__<

Cenas em volta da mesinha e enquadramentos descentralizadas tb presentes em Keizoku.

Uma coisa que ficou claro pra mim com Keizoku é como a ignorância faz a gente falar bobagem. Na resenha de SPEC eu falando que ele remetia à Trick em algumas características e teve até gente falando em plágio, mas vendo Keizoku fica claro que Trick que remete à Keizoku já que este veio antes (1999)! Lá o diretor Tsutsumi Yukihiko já usava aqueles enquadramentos descentralizados e aquilo em que quem pede para que a investigação seja feita, entrega o cartão de visita em volta de uma mesinha tb já estava lá! E vai saber se isso até não vem de outros doramas mais antigos... eu ainda não vi Kindaichi que é do mesmo diretor, talvez isso até esteja presente lá, quem sabe. ^^

Achei que o Yab... digo, o Namase Katsuhisa tá a cara do Madarame! XD

Acho que só falta dizer que Keizoku teve um Especial e um Movie. O SP não é lá muito relevante e a impressão é que quiseram fazer algo com mais humor e bizarrice e deixaram a Shibata mais amalucada... colocaram tb um novo detetive apatetado que quer competir com ela mas só faz cagada, que é feito pelo Namase Katsuhisa (o Yabe de Trick), que aliás, tá parecendo o Madarame de Genshiken com aquele corte de cabelo e óculos. XD
Já o movie é importante pois é lá que finalmente se resolve o caso do grande vilão que atazanou durante todo o dorama.

Enfim, se vc viu SPEC não vá assistir Keizoku achando que tem muito coisa a ver pois realmente não tem, mas de qualquer forma é um dorama legal pra quem curte o estilo.


Eu quis fazer alguns comentários sobre o final e eles estão nesse trecho cinza abaixo. Se quiser ler é só selecionar essa parte acizentada, mas fique avisado que contém spoilers sobre o final de Keizoku e de SPEC!!

- Uma coisa que me causa desgosto é isso de vilão psicopata que arregala o olho e ri enlouquecidamente fazendo tudo por pura diversão. Acho que isso de fazer as maldades mais mirabolantes por diversão é uma motivação muito caída. O Tsuda de SPEC dizia fazer tudo por diversão mas eu estava com a esperança de que em uma continuação futura fosse mostrada alguma motivação real, mas depois de assistir Keizoku, imagino que seja só por diversão mesmo e isso me deixa descontente.
- E o Asakura podia manipular a mente se transferir para o corpo de quem quisesse, mas aquela história de impressão digital mudar é algo muito besta. ¬¬'
- Outra coisa que queria comentar é que diabos é aquilo de balas de plástico!? WTF!? Todo mundo leva trocentos tiros que furam igual balas reais, caem como se estivessem mortos e depois voltam no Especial dizendo que eram só balas de plástico!!? A Shibata era óbvio que voltaria, mas os outros tb? Olha, muita marmelada e esse tipo de coisa acaba tirando a credibilidade que a história poderia ter. :\

Nota:
Depois que eu já tinha terminado esse post, fuçando por aí, descobri que os atores que interpretam a Shibata e o Mayama fizeram um ensaio fotográfico "caliente" para a revista H, no ano de 2000. Na verdade é da época em que eles fizeram outro dorama juntos, o Eien no Ko, mas não deixa de ser um prato cheio pros fãs do casal de Keizoku!

Clique em cima para ver em tamanho maior.

Se quiserem ver mais fotos dessa revista, alguns fanarts e outros screencaps comentados, clique aqui. ^^

8 comentários:

Ryo disse...

o lina baixei a serie estou com muita vontade de assistir keizoku, mas algo não ficou muito claro então queria perguntar por aqui

em Keizoku existem SPECs? ou é um dorama parecido sem esse elemento

enfim se tiver, vou me interessa mais a ver, pq não esperava algo do tipo nos anos 90 no Japão

de resto ótimo post

lina inverse disse...

Olá!
Olha, todos os casos que eles investigam são estilo TRICK, ou seja, tudo farsa. O único com SPEC seria o vilão principal e só. Mas eles não falam muito disso.
A premissa de Keizoku é beeeem diferente da de SPEC. ^^

Lavinja disse...

Olá, adoro Watabe Atsuro, parabéns para o new site!!!

lina inverse disse...

Eu ainda não conhecia o Watabe Atsuro mas gostei bastante dele. Tentarei ver outros doramas nos quais ele participa.

Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
beijos ^^

Ryo disse...

assisti um dorama dessa temporada com o Watabe Atsuro e demorei a perceber que era o mesmo de Keizoku

ele envelheceu bastante...

lina inverse disse...

Ainda não vi outro dorama do Watabe Atsuro mas vi fotos recentes e realmente ele envelheceu MUITO!!!! Até tomei um susto! hahahaha XD

Tabby Kink disse...

Achei curioso uma série com casos falsos e outra com casos verdadeiros, cujos nomes são parecidos! XD Pessoas com problemas graves como eu, se confundiriam totalmente!
Agora, eu acho que dava minha preciosa Ribon Orange pra ver um ensaio romântico sensualizado com o nosso amado casal de Trick!! *____*

lina inverse disse...

Eu tb pensei nisso de um ensaio caliente do Ueda com a Yamada... mas depois fiquei pensando se ia ser realmente legal...não consigo muito imaginar aquele casal sendo sexy! hahahahahahahaha XD
Mas talvez um ensaio bonitinho de casal com um pouco de humor ficasse perfeito!!! Sonho! *__*

Postar um comentário