30 abril, 2010

Primeiras impressões sobre Shinzanmono


"A mentira é a sombra da verdade.
Quando se deparar com uma, pise nela, e não a solte."

Vcs sabem que não sou de comentar um dorama depois de ter visto apenas um episódio, costumo escrever só depois de ter visto tudo ou pelo menos metade da série (se bem que nem isso mais eu tenho feito XD). Mas para um dorama do meu querido Abe Hiroshi, abro um exceção!
Abe Hiroshi faz Kaga Kyoichiro, um detetive recém chegado ao distrito de Nihonbashi, Tóquio. Ele é aquele tipo já manjado de detetive, extremamente perspicaz, presta atenção absolutamente em tudo e como não poderia deixar de ser, é um tanto excêntrico. Ele fica a cargo de resolver o assassinato de uma mulher de 45 anos, que tb era recém chegada na vizinhança. Logo no início do episódio, mostram os últimos momentos da vida dessa mulher e enquanto ela vai para casa conhecemos de relance todas as pessoas daquele bairro que têm algum vínculo mesmo que indireto com ela. Quando Kaga Kyoichiro chega à Nihonbashi, imediatamente já começa a observar cada um dos habitantes, seus costumes e cotidiano. Aí que achei bem legal a proposta de Shinzanmono, para resolver o mistério da morte desse senhora, em cada episódio ele vai resolver mistérios menores sobre cada um que têm alguma ligação com ela. Detectando suas mentiras e encontrando a verdade por trás delas, mesmo que o resultado não seja resolver seu caso principal.

Capa do livro de Shinzanmono
Como já disse antes, esse dorama é inspirado num livro do Higashino Keigo, grande escritor de livros de mistério. Fiquei sabendo que existe uma série de livros do Kaga Kyoichiro (assim como há do Galileo e do Tenkaichi Daigoro), iniciada em 1986 e com 8 livros até hj, sendo Shinzanmono o mais recente. Ele pelo jeito é o personagem mais querido do Higashino Keigo, tendo uma série bem maior em relação à seus outros personagens.
Li por aí que nos livros não há muito humor e que o Kaga Kyoichiro é um tanto diferente. Fiquei com muuuuuuuuuita vontade de ler algum livro dessa série, e fiquei maluca quando vi que um deles foi lançado nos EUA e tem pra vender na Livraria Cultura!!! Comprarei assim que tiver po$$ibilidade. Achei estranho que um autor tão famoso mal tenha livros publicados nos EUA... achei apenas esse, chamado Malice (original Akui, 4° livro da série de Kaga Kyoichiro) e o Naoko (nome original Himitsu, livro que deu origem a um filme japonês e tb a uma regravação americana com o David Duchovny). Queria muito, mas muito mesmo ler Meitantei no Okite. Quem sabe algum dia eu consiga aprender japonês a ponto de poder ler um livro inteiro, como consigo hj em inglês. Sonhar não custa nada!

0 comentários:

Postar um comentário