15 maio, 2010

Memórias Memoráveis #03 - Os eventos de antigamente

Meu ingresso do Animecon 2000. Tenho guardado até hj. ^_^

O primeiro evento que fui foi o Animecon 2000, e como as coisas eram diferentes naquela época. Fiquei doidinha e amei o evento. Vi palestras, assisti animes "novos", conheci gente legal, comprei mangás e minha cabeça explodiu com os cosplayers (muitos que perto dos de hj não passam de cospobres, coitados XD). Lembro bem que o auditório tinha só 500 lugares e a gente tinha que entrar na fila horas antes para conseguir ver a apresentação dos cosplayers.
Naquela época o público era diferente. Era um grupo mais seleto de fãs que gostavam muito do assunto. Tinham muitos fãs mais maduros e mesmo os adolescentes que iam não eram babacas. O número de imbecis que parecem débeis mentais (desse naipe) era muito pequeno (praticamente nulo no meu primeiro evento). O pessoal ia, conversava amistosamente, trocavamos email, ICQ... era supimpa! XD
 
Stands modestos e público diferente.

Cosplayers de 2000 ^^

Naquela época fazia sentido ir a um evento e se enfiar nas salas de exibição para ver as novidades, já que a internet não era como é hj e os animes não eram encontrados tão facilmente. Fiquei conhecendo muita coisa nova naqueles 4 dias.
No ano seguinte eu passei a ser staff do Animecon, trabalhei vários anos lá. Era muito divertido, a gente não recebia nada, apenas o dinheiro do lanche e da condução mas tudo valia a pena pra conhecer um pessoal legal e ver tudo o que rolava no evento. Era algo feito entre amigos. Mas a cada ano as coisas foram mudando, o publico foi crescendo até que em 2003 apareceu o Animefriends que mudou tudo de vez. Com a concorrência o Animecon passou a ser oficialmente um negócio... à partir daí tínhamos sálario mas todo aquele barato de amizade e simplicidade tinha morrido. O pessoal começou a se debandar e eu mesma trabalhei de staff só até 2006, depois disso não fazia mais sentido pra mim. Esses eventos foram se popularizando e com isso o público mudou drásticamente. Não era mais o grupo seleto de antigos fãs, passou a ir todo tipo de pessoa, muitas que nem gostam tanto de anime (já que os eventos foram se tornando mais e mais multitemáticos), muitos que vão porque gostam de zoar, porque tem dinheiro pra jogar fora... foi aí que cresceu o número de semi-retardados e adolescentes freaks que povoam os eventos de hj em dia. Talvez eu até vá no Animefriends desse ano, mas acho muito sem charme mal conseguir andar num evento e ainda ficar ouvindo bobo gritando à toa e fazendo retardadice. Ah, não se faz mais eventos como antigamente!

PS: Eu falo isso, mas imagino o que povo da época do MangáCon deve achar dos eventos de hj! Devem estar ainda mais saudosos que eu. ^^

1 comentários:

~MangáMan~ disse...

Você tá mais que certa! Este post sintetizou minha insatisfação com o público otaku de hoje! Num evento, os animes e mangás não são mais importantes, e agora só o que se vê são mauricinhos sem nada pra fazer ou babacas que gostam de escrotizar... me entristece...

Postar um comentário