23 julho, 2011

Rebound


Tive vontade de ver Rebound porque era sobre uma gordinha e não se vê gordos em doramas. Às vezes aparece um ou outro mas é sempre pra ser o bobalhão... mas acabou que em Rebound a gorda tb é a abestada. Fora que eles juntam todos os clichês de gordo que vcs podem imaginar.
A história fala de Nobuko, que quando criança se apaixonou pelos deliciosos doces de uma confeitaria e depois disso se rendeu à comilança e ficou gorda. Aos 22 anos pesava 78kg e depois de levar o fora de seu namorado ela decide emagrecer de qualquer maneira. Com muito esforço e sofrimento ela finalmente alcança os 45kg e consegue chegar mais perto de seu sonhado emprego de redatora numa revista de moda. Certo dia ela tem que fazer uma crítica sobre uma confeitaria e acaba por descobrir que é a mesma que ela conheceu quando pequena e que agora é comandada pelo filho do antigo dono, chamado Imai Taichi (interpretado pelo gracinha do Hayami Mokomichi). Ela não gosta dos doces que ele faz e escreve uma crítica ruim o que deixa o Taichi doido (aliás, no começo ele parece ter sérios problemas em controlar a raiva, chilique é com ele mesmo). Como ela se sente culpada, resolve ajudá-lo a criar um bolo delicioso como os que o pai dele fazia, mas no processo ela passa a provar muitos doces e engorda novamente. Isso cria problemas com sua chefe, a editora que não aceita funcionárias gordas (direitos trabalhistas zero) e com o Taichi que quer namorá-la diz que não quer saber de rechonchudas.

A vida não é fácil para as gordinhas, principalmente quando elas agem feito imbecis.

Depois acontece toda sorte de maluquice! Quando ela emagrace, ele engorda, quando ela engorda, ele emagrece... E tudo isso acontece da maneira mais sem pé nem cabeça possível. Aliás, esse dorama não tem pé nem cabeça, at all. Todo mundo lá engorda e emagrece magicamente e em velocidade recorde!! Teve gente falando que não, que o dorama não mostrava o passar do tempo e por isso parecia que era rápido demais, mas não! Era rápido mesmo! Primeiro, quando ela entra na clínica de emagrecimento pra perder 33kg em duas semanas e nesse tempo quem engorda 30kg é o Taichi. Meu Deus, engordar 30kg em duas semanas!? E o pior de tudo foi numa situação ainda mais absurda em que ela, ainda magrela, tem que comer mais de 100 doces pra salvar o dia e depois disso fica novamente obesa DE UM DIA PARA O OUTRO!! Sim!! Na ocasião em que ela come os bolos, sua chefe diz que ela deve fazer uma matéria e que o prazo é de 3 dias (e não é erro de legenda, pois em japonês ela diz "mikkan"), dois dias depois ela está gorda de novo e vai na clínica de emagrecimento desesperada pois o prazo está chegando ao fim e ela come mais e mais por causa do nervoso!! WTF!? Graças à Deus eu não engordo 30kg de um dia para o outro, se fosse assim, depois das festas de fim de ano, eu acordaria com 200kg no dia 2 de janeiro!! XD

Hayami Mokomichi gordinho ficou engraçado. XD

E como eu disse antes, todos os clichês de gordos são concentrados na Nobuko: ela é engraçada (geralmente de forma involuntária), vive rindo feito imbecil, é desajeitada (tropeça toda hora e vive levando tombo), tem "voz de gorda", anda toda desengonçada, quer sempre agradar aos outros e apaziguar os ânimos e, logicamente, é super forte, pois como todos sabem gordura é sinônimo de força. ¬¬'
O primeiro namorado dela lhe dá um fora dizendo que é porque ela é gorda, mas realmente acredito que a vergonha dele era mais por causa do jeito de retardada chapada dela do que pela gordura em si.
Esse ex-namorado feiosinho com mullets acaba voltando pra tentar azedar o namoro do Taichi com a Nobuko, e se mostra um cara de pouquíssima autoconfiança pois ficava toda hora pedindo conselhos amorosos no Twitter. Ele até que foi divertido, ainda mais quando resolveu que gostava da Nobuko gorda e queria engordá-la novamente de todo jeito.

Ex-namorado pedindo conselhos no twitter.
Com esse mullets não tinha como concorrer com o Hayami Mokomichi!

A maquiagem de rosto que usaram pra deixar a Aibu Saki gorda era muito bem feita. Aliás ela ficava engraçadinha daquele jeito. Mas o resto do corpo era uma lástima! Tinha momentos em que ela parecia estranhamente deformada pois era óbvio que estava com um monte de roupas pra parecer mais gorda, e o corpo nunca ficava proporcional ao rosto... entendo que não é fácil, já que ela é seca, quase anoréxica. O pior eram as mãos. As mãos eles deixavam magras e em algumas cenas colocavam uma maquiagem muito mal feita que mais parecia que ela tinha algum problema de circulação e estava com as mãos inchadas. Credo.
Mas o que mais me chateava era o altruísmo exagerado da Nobuko! Ok, sei que japonês gosta dessas coisas, mas no caso dela já era demais. Ela vivia pra fazer os outros felizes e sempre se sacrificando no processo. Quando ela se dá conta disso, imaginei que algo iria mudar em sua atitude, mas não... a única mudança é que ela chega à conclusão de que não tem como fazer os outros felizes se ela mesma não for feliz, e sendo assim, só por esse motivo ela se permite alcançar a felicidade. É mártir demais pro meu gosto, acho que a Nobuko precisava de uma terapia urgente.

"Sou alegre, descontraída, engraçada e quero fazer todos felizes!!" ¬¬'

O curioso é que o dorama mostra de forma cômica e despreocupada problemas muito sérios! Como por exemplo o fato da Nobuko e do Taichi abusarem das anfetaminas poderosas que o médico Nick Riviera japonês passou pra eles. Chegou num ponto em que a Nobuko não comia mais, vivia só de vento e já tava até alucinando! Talvez eles devessem ter falado mais seriamente sobre o assunto, mas não falaram. Chegou uma hora que achei que a melhor amiga e roommate da Nobuko era bulímica ou tomava laxantes pra emagrecer, pois nos primeiros episódios a Nobuko martelava sempre no assunto de que sua amiga comia à vontade e nunca engordava e que ia muitas vezes ao banheiro, principalmente logo após as refeições. E até mostra uma cena em que a Hitomi come e sai logo em seguida pra ir ao banheiro. Pra quê mostrar isso tudo sem nenhum motivo!? Às vezes penso que no começo eles tinham a intenção em falar um pouco mais sério sobre distúrbios alimentares mas que depois mudaram de ideia e se mativeram só na comédia pastelão.

Bolo com recheio de tonkatsu. Que nojo!

Enfim, acho que é muito tênue a linha entre a falta de noção (que eu amo) e a bobeira absoluta, e infelizmente, para mim, Rebound ultrapassou esse linha. Teve momentos divertidos e engraçadinhos mas no geral não foi grande coisa.
Os doces me deixaram com água na boca, mas que diabos foi aquela ideia de fazer um bolo recheado com tonkatsu!?? Pra quem não sabe, tonkatsu é um empanado de costeleta de porco!! Imagina um bolo de chocolate (ou de qualquer outra coisa) com costeleta de porco frita! Que nojo! No fim, aquilo representou bem esse dorama pra mim, uma mistureba sem razão de ser. :\

14 comentários:

Bartira disse...

Lina, acho curioso que você sempre assiste a uns doramas que quase ninguém vê. Isso é bom porque assim ficamos conhecendo mais um pouco esses dramas fora do mainstream! Beijão.

lina inverse disse...

Esse dorama em é alternativo nem nada, foi um dos principais da última temporada. O problema é que aqui no Brasil ninguém legendou. Eu não conheço muito dos fansubers brasileiros, mas estive pesquisando e vi que a tradução de doramas japonses está muito devagar, principalmente em relação aos doramas coreanos. O pessoal daqui legenda mais os mais famosos mesmo ou aqueles com os ikemens mais conhecidos ou Johnny's. Isso é muito triste pro pessoal que não sabe inglês.

Deve ser por falar desses doramas que ninguém nunca lê minhas resenhas! hahahahaha

Beijão e muito obrigada pelo comentário! ^___^

Rafaela disse...

Eu fiquei torcendo para algum fansub brasileiro pegar esse dorama, tinha lido sobre ele antes do início, num blog que anuncia os doramas da temporada. Achei que, mesmo sendo cômico, teria a hora de falar sério sobre os distúrbios alimentares, preconceito, alguma coisa mais pro lado de conscientização, de reflexão, aliada a comédia. Mas pelo jeito é só pra rir mesmo né?

Ainda assim foi bom ler sua resenha e, infelizmente meu inglês não me permite assistir a um dorama sem "boiar" 80% do tempo, fico na dependência dos fausubs mesmo... e agora que o F4aw fechou, vou surtar =S

Ah, Lina, me interessei por dorama mais depois de ouvir o cast sobre Hanadan (aquele cast definitivamente mudou minha vida hahahaha) e tinha muito preconceito com dorama coreano, depois de saber que eles investem muito mais que os japoneses e tal e tive minha primeira experiência esses dias, assisti ao What's up Fox, você já assistiu? Eu estou amando!

E continue com suas resenhas, porque eu leio e gosto! Só fico mais cuidadosa com spoilers e passo o olho rapidinho quando é de um dorama que com certeza verei, mas não para não, menina! =D

Esther disse...

Oi Lina sou eu de novo, desculpe o sumiço rss.
Nossa que nojo desse bolo ahrg. Sobre doramas eu tenho notado que os japoneses quase não são legendados em relação aos coreanos, poxa eu gosto de ouvir o idioma apesar de não entender nada dele, sim sou louca(acho o coreano mais difícil eles escrevem de um jeito e falam de outro, ou talvez seja viagem minha mesmo). Sinto falta de um dorama japones mais sério que não seja aquele dramalhão derramado sabe? Você conhece algum assim?

lina inverse disse...

Rafaela
Sim, infelizmente esse dorama é só pra rir. :\
O F4AW fechou?? Eu nem tava sabendo! Mas tb, elas traduziam poucos doramas japoneses, né? Que eu me lembre, eram mais taiwaneses e coreanos. Depender de fansubers brasileiros é triste, pois vc sabe que tem doramas que NUNCA serão traduzidos, ainda mais hj em dia que o kdramas estão muito mais em alta aqui no Brasil do que os jdramas.
Não vi esse dorama What's up Fox não. Eu assisto pouco dorama coreano, pessoalmente prefiro os japoneses. Só de vez em quando acompanho um kdrama.
Eu tento não colocar spoilers. Nessa resenha de Rebound acabei falando mais, mas sinceramente nesse tipo de dorama pastelão, essas coisas que eu revelei não cortam a graça. Sei que tem gente mais sensível a spoilers (não sei se é seu caso) mas não tinha como resenhar se eu não desse as informações que dei. Mas nas minhas demais resenhas não dou spoilers significativos, não se preocupe! E caso eu coloque algum, dou uma aviso.

Beijão e muito obrigada pelo comentário! Espero que volte e comente sempre. ^^

lina inverse disse...

Esther
hahaha eu sei o que vc quer dizer, eu tb não entendo nada do que os coreanos dizem, pesco poucas palavras, já com o japonês é diferente.
Sobre um jdrama mais sério que não seja dramalhão, realmente não sei bem te indicar pois eu gosto de comédias e dificilmente vejo dramas.
Vc assiste dorama em inglês? Se sim, acho que vc devia tentar ver Shinya Sokudo, que é sério mas tem alguns toques cômicos (mas não é escrachado) e nem dramalhão derramado. Já falei dele aqui no blog ->
http://linanoie.blogspot.com/2011/04/shinya-shokudo.html

Tem um dorama chamado Mother que muita gente fala bem, mas eu não vi e realmente não sei se descamba pro dramalhão.
Tem outro que é o Shiroi Haru que eu comecei a ver mas acabei largando (como disso, prefiro comédias) que era sério e um pouco dramático, só não sei se fica dramalhão demais pro final. E tem o Beautiful Life que é lindo, lindo, lindo mas que descamba pro dramalhão... chorei litros e litros nos últimos episódios, mas não deixa de ser uma bela história.

Bem, só lembrei desses pois eu realmente prefiro comédias e temas leves. ^^

Rafaela disse...

Não, você nem entrega o ouro nas resenhas não, eu realmente sou bem sensível a spoilers mas já estou acostumada a pegar vários na net "sem querer", afinal eu que vou atrás de saber mais coisas, tenho que estar preparada né xD Mas já vou lendo por cima, e atenta se vejo palavras como "final", "últimos episódios", "fulano fica com ciclano", já paro por aí... se pego, dou um tempo pra baixar porque com certeza já terei esquecido do que li xD

E em doramas como Rebound nem tem tanto assim a revelar mesmo né...

Mas é bem isso que você falou, poucos doramas japoneses estão sendo traduzidos em vista dos coreanos, percebi isso agora que comecei a procurar mais para assistir, uma pena mesmo... E fiquei perdida nas pronúncias dos nomes e tbm estava acostumada com "chan, kun, sama, san" aí vem uma história de "oppa, ajuma, noona" e outros aí, difícil de familiarizar xD

Esther disse...

Em inglês eu não vejo, mas vi Kimi wa pet todo em espanhol no youtube, apesar de não falar entendo bem a escrita de forma instintiva(já fiz concursos e vestibular da UNB que tirei notas ótimas na prova de espanhol rsss). Também prefiro jdramas e os meus preferidos até hoje foram hana kimi, hana yori dango e kimi wa pet (dois com o Oguri Shum e dois com o Matsumoto Jum, vivo me confundindo com a ordem exata dos nomes dos meus divos rss). Aliás é desses gêneros que sinto falta, com humor mais leve e com romance. Valeu a dica dos doramas vou procurar se tem em espanhol .

lina inverse disse...

Rafaela
Eu não decoro nome de ninguém em dorama coreano!!! Aqueles nomes não me entram na cabeça! É uma lástima! hahahahaha XD

Esther
Hanakimi não é humor leve não, é humor escrachadão e sem noção! uahuahauahua Quando vc falou dorama sério, pensei que fosse sério mesmo!! Tipo Hanakimi e Hanadan tem váááários que posso te indicar! Começando por um romance entre adultos, o nome é Kekkon Dekinai Otoko, já escrevi sobre ele aqui, dê uma procurada lá no meu índice. É um dos meus doramas favoritos de todos os tempos! Tem comédia leve e um romance simpático e tem legendas em espanhol no Asia Team! Tem tb o Zettai Kareshi, One Pound Gospel, Antique(que eu amo amo amo), Nodame Cantabile, Hotaru no Hikari (esse é fofo demais!! XD)... todos esses tem com legendas em português! Depois procure por eles! =D

Ah, e eu tb adoro o Oguri Shun e o Jun Matsumoto!! Dois magrelinhos fofos! XD

Ryo disse...

oi lina

esse foi o meu dorama favorito da temporada passada

ele é muito escraxado e não é claramente um dorama sobre a vida de uma gorda como se supoem vendo a foto promo

não acho que ela se sacrificou pro altruismo, ela também estava buscando a felicidade própria com os doces

poxa eu achei o dorama bem divertido de se assistir, como disse tudo é exagerado, as atuações são forçadas, é tudo ruim de propósito rs pra dar esse humor, pelo menos eu entendi assim

lina inverse disse...

Ryo
Sinto muito, mas ela se sacrificava sim pela felicidade alheia e vivia em função de deixar os outros felizes. O fato de sua única alegria ser comer, pra mim deixa isso ainda mais claro! A amiga se apaixonou pelo namorado e ela largou dele pra que a amiga fosse feliz, o pai queria que ela ficasse com a loja, ela aceita pra que os pais sejam felizes. Ela ia até aceitar casar com o Kensaku pra que todo mundo fosse feliz! Se isso não é alguém que se sacrifica pela felicidade alheia, não sei o que é!!
Sinto muito, mas achei um dorama muito fraco mesmo. :\
Mas entendo que vc tenha curtido, gosto é gosto. XD

Ryo disse...

tah realmente ela agiu em pró dos outros a série toda

um dos fatos que me ajudou a ter gostado foi que a muito tempo não via doramas de comédia, eram sempre policiais/drama humano , logo achei esse singular

Tabby Kink disse...

Eu até curto um doramas surreais, sou meio masoquista, gosto de sentir vergonha alheia nesses casos, mas não me animei muito com esse dorama. No Japão a maioria das pessoas são magras, um gordinho deve ser quase um alien para eles (tirando os lutadores de sumô, que justificam ser obesos). Mas pra nós ocidentais não tem a mesma graça porque mesmo quem não é gordo, conhece muita gente gorda, que não se encaixam nessas ideias ridículas que eles fazem. E vamos combinar, essas piadas velhas de gordo já perderam graça faz tempo!

Lina, seu texto continua muito divertido de ler! Mandou bem, girl!

watchingthewheels disse...

Que pena! Tinha expectativas altas em relação a esse dorama. Depois da sua resenha, vi que o negócio ficou muito além do nonsense, o que eu geralmente curto, mas que nesse caso, não dá para mim.

Postar um comentário