19 abril, 2010

Orgulho e Preconceito e Zumbis

 
"É uma verdade universalmente aceita que um zumbi,
uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."

Consegui depois de muito sofrimento, terminar de ler Orgulho e Preconceito e Zumbis. Achei o livro péssimo, e vou explicar direitinho o porquê. Vc pode até dizer com vozinha chata: "aposto que ela não gostou pois é fã xiita de O&P e deve achar a obra intocável!" E eu te respondo: NÃO! Não é nada disso! O problema em si nem foi ter colocado zumbis na obra de Jane Austen, até porque eu acho que uma infestação de zumbis se encaixa perfeitamente em qualquer época e situação (mas se bem que em Star Trek não caberia... zumbis no futuro não ia ser legal XD)... o problema é como foi feito.

 
Ilustrações bem legais da versão de luxo lançada nos EUA.
Clicando em cima vc pode ver em tamanho maior. ^^

Bem, vamos por partes.
A ideia geral eu já achei preguiçosa. O cara usou 80% do livro da Jane Austen e só acrescentou zumbis, vômitos, fezes aleatoriamente. Se a história tivesse sido refeita, talvez tivesse sido mais interessante. Acontece que as situações que ele criou simplesmente não se encaixam com a parte escrita pela Jane. As partes escritas por ele parecem ser uma realidade alternativa do que vem a seguir, que seria a parte do livro original. Não sei se estou conseguindo explicar direito.
A própria questão dos zumbis virou uma farofada! Vamos analisar levando em consideração que os zumbis atuais são crias do cinema. A príncipio o autor segue a linha de George Romero dizendo que as portas do inferno se fecharam por isso os mortos voltam. E tb os zumbis podem ser mortos com tiro na cabeça. Daí ele mistura com a linha de Dan O'Bannon, onde os zumbis querem cérebros e comem tb animais, não apenas pessoas. Até aí tudo bem, mas a impressão é que o autor não quis pensar muito em colocar nexo nisso. Por exemplo, ele diz que quando chove é terrível pois os zumbis saem de debaixo da terra com mais facilidade. Como assim?? Brotam zumbis da terra?? Pois pelo o que ele diz os zumbis saem por todo lado, não só dos cemitérios. Fora que a infestação já acontecia há mais de 50 anos, sendo assim não teria mais mortos pra sair da tumba, pois todo mundo era enterrado sem cabeça... ¬¬'
Outra coisa é que quando alguém é mordido por um zumbi a pessoa demora semanas pra se tornar um! Achei isso besta, mas até pude entender que ele colocou isso para dar um certo apelo cômico (não vou falar mais, para não dar spoiler).
Pode-se dizer que ele não se importou em nada com nexo ou noção pois queria fazer uma comédia estilo Volta dos Mortos Vivos, mas se essa era a intenção, volto ao ponto do primeiro problema: ela não se encaixa com as partes escritas pela Jane Austen. Se tivesse sido reescrito, talvez tivesse graça.


Lizzy no dojo lutando contra Lady Catherine e seu ninjas. ¬¬'

3° O que eu achei pior de tudo, um saco mesmo, foi o fato dele colocar nessa farofada que as Bennets são treinadas nas "artes mortais", que eram discípulas de um mestre Shaolin e treinaram na China. Na casa deles inclusive tem um dojo. ¬¬'
Toda hora a Lizzy fica com palhaçada falando do tal Mestre Liu, e que ela tem que limpar a honra... Ela até come o coração dos adversários. Achei isso é besta demais!
Mr. Darcy tb foi treinado, mas foi no Japão. Aliás, Pemberley é um castelo estilo japonês decorado com objetos importados do Japão (!) e a governanta usa quinomo (!!) e a Lady Catherine tb é uma grande matadora que tem a seu serviço muitos ninjas (!!!!!!!).Isso, pra mim, foi o que mais matou o livro.
Fora que, provavelmente achando que tornaria o negócio mais estilo terror B, o autor acrescentou escatologias por todo lado tornando a situação mais patética do que nojenta. Por exemplo, nesse trecho, onde A Lizzy está em Pemberley e encontrou o Mr. Darcy por acidente, daí ele acompanha ela e seus tios numa caminhada:

" Depois de caminhar por algum tempo desse modo, tia e sobrinha na frente e os cavalheiros atrás, ao reassumirem seus lugares, depois de terem descido à margem do rio para melhor examinar algumas fezes de zumbis, houve chance de se fazer uma pequena troca de posições."O__O !? Já imaginou a cena patética, o Darcy e a Lizzy examinando cocô de zumbi!!??? Os dois lá abaixados se perguntando o que será que o zumbi comeu (miolos, certamente ¬¬), ou se estava com prisão de ventre... Ou melhor, zumbi caga??? Se ele está morto e podre, seu sistema digestivo não funciona mais. Se bem que, pra aonde vai o que eles comem? o_O Nos filmes do George Romero ele nunca tocou no assunto! Aliás, nunca vi nenhum filme que tocasse. Mas já imaginou um zumbi cagando? E fora que ia ser terrível, pois além de ter que se preocupar em sobreviver as pessoas ainda iam ter que ficar limpando cocô de zumbi na porta de casa! hahahahaha XD

O Bruce ia ser um ótimo um Darcy galhofa!
Ele ia falar pra Lizzy que ela poderia pegar no
seu Boomstick! hahahaha XD

Enfim, eu não gostei do conceito farofa sem nexo de zumbi que o autor usou e tb achei que não funciona como comédia. Sinceramente não imagino como farão o filme. Tomara que siga pra linha humor galhofa, senão vai ficar uma coisa muito sacal. Aliás, uma pena que o Bruce Campbell tá velho, senão ele poderia fazer o Darcy hahahahahaha Ia ser muito sarro!

0 comentários:

Postar um comentário